sexta-feira, fevereiro 03, 2012

O ICLOUD E MEU IMAC

Como todos vocês, recebi uma propaganda do iCloud que me chamou a atenção. Que produto maravilhoso. Inscrevi-me imediatamente no iCloud, atualizei o sistema operacional do meu Imac e do meu MacBook para o Lion 10.7.2 e comecei a colocar meus documentos nas nuvens. Quer dizer... tentei colocar meus documentos no iCloud. Segui minuciosamente todas as instruções do site da Apple - Nada aconteceu.
Comprei uma revista - macmais - que tinha um artigo com um tutorial extremamente detalhado para implantar o sistema. Podia ter poupado os R$ 14,90 da revista. Não funcionou.
Visitei a Fnac. O pessoal da Apple foi muito solicito. Tentamos juntos incluir um documento do Pages no iCloud. Nada. O funcionário ficou de procurar informações. Aproveitei que estava no Barra e fui no iPlace. O funcionário foi muito prestativo. Sem problemas. Funciona muito bem. Vamos fazer um passo a passo, então, disse eu. Fomos para o passo a passo. Não funcionou. O funcionário ficou muito decepcionado. E eu já mais ou menos conformado. Dias depois fui ao Iguatemi. Tentei a outra loja do iPlace. Sem problemas, o sistema é muito bom. Fomos para o passo a passo e, vocês já sabem, nada.
Não desisti. Liguei para o 0800 da Apple. Atendimento nota 10. O sistema iCloud funciona muito bem. Em qualquer computador com o Lion ou nos tablets e iPhone com IOS 5. Vamos para o passo a passo, disse eu. Melhor, respondeu ele, vou entrar no seu computador e acompanhar o processo. Maravilha. Chegou na hora de colocar um documento. Surprise. Não funcionou de novo. Foi formado uma junta técnica no 0800. Após alguns minutos recebi a informação final. - Não é possível colocar nenhum documento no iCloud, utilizando o iMac ou o MacBook. Só os equipamentos que tem IOS 5, podem encaminhar documentos para o iCloud.
Só que ninguém sabe isto nas revendedoras. As revistas especializadas não sabem. E o próprio site da Apple, esconde esta informação (porque eu acredito que eles sabem)
Tudo bem. Vou ter que me conformar com as limitações de meus equipamentos mas é um absurdo que a Apple não tenha previsto em seu novo sistema operacional - o Lion - a possibilidade dos usuários colocarem seus documentos no iCloud. E é exatamente onde os usuários tem a maior parte dos seus documentos. Nos equipamentos que tem capacidade de armazenagem.
Bom, ninguém é perfeito. Mas convenhamos...

4 comentários:

Carlos Silva disse...

Usa o Google Docs! Muito melhor que qualquer um destes enuveados e funciona em qualquer plataforma... e, de quebra, ainda abre arquivos como word, pdf, excell, sem que estes programas existam na tua máquina.

Carlos Silva disse...

Mas nunca deixe de ter um backup, pois alguém pode dizer que estes sistemas são ilegais e trancar tudo...

nedelande disse...

Recebi hoje uma comunicação da Apple, após minha reclamação direta, que o novo sistema operacional, o Mountain Lion, vai permitir que o Imac coloque arquivos do Pages, Keystone e outros no Icloud.

nedelande disse...

Informação furada esta do Mountain Lion permitir "levantar"arquivos para o Icloud. Vi atentamente o video sobre o Mountain Lion no site da Apple e ficou claro que não vai dar para fazer o que eu quero.