sábado, fevereiro 04, 2012

PIRATE LATITUDES - MICHAEL CRICHTON

Acabei de ler Pirate Latitudes, último livro escrito por Michael Crichton, morto em novembro de 2008. O livro foi publicado nos Estados Unidos em 2009, portanto uma edição póstuma. Em 2011 ainda foi publicado mais outra obra de Crichton - Micro - mas que teve que ser finalizada por Richard Preston.
Pirate Latitudes é um livro de piratas. Para mim que passei minha juventude lendo Sandokan e Capitão Blod, Pirate Latitudes foi um achado.
A história se passa na Jamaica, em 1665, uma perdida colônia inglesa no meio dos espanhóis.
O Capitão Charles Hunter é um pirata, a maioria dos marinheiros que moram na capital da ilha, Port Royal, também são piratas, mas como pirataria é crime, eles chamam suas ações de privateering. Que em última análise é pirataria com alguma boa desculpa.
E o governador, representante do Rei da Inglaterra, também participa destas atividades. A participação normalmente é através do financiamento das expedições. O pagamento é uma parcela pesada da colheita, a parcela do Rei, que acaba sendo a parcela do governador.
A história começa com a informação obtida pelo governador que um navio espanhol está num porto espanhol perto de Port Royal. Um navio solitário, num porto do Caribe, naquela época do ano, só tem um significado. É um navio cheio de riquezas que não conseguiu acompanhar o resto da frota.
Um trabalho para o Capitão Charles Hunter. Dai em diante se desenrola a história que, como todas as de Crichton, tem a agilidade que já faz esperar um filme. Parece que Spielberg já está trabalhando no assunto.
Se vocês estão com saudades de um bom, melhor, de um ótimo livro de piratas, que não fica devendo nada à Salgari, leiam o Pirate Latitudes.
Na Saraiva, R$ 25,00.

Nenhum comentário: