segunda-feira, junho 30, 2008

MYSTIC PIZZA


O Cineman morou um ano em Cambridge, Massachussets - Mass. para os intimos. Cambridge é vizinha de Boston. O Rio Charles separa as duas cidades. É um rio bem estreito. Dá para pegar um esquife emprestado em Harvard e atravessar a remo. No inverno dá para atravessar de patins, mas o mais recomendável é usar o subway. Uma coisa interessante que descobri em Cambridge - Tem uma rua, a Cambridge Avenue, que é povoada de portugueses. São principalmente lojas de móveis, quitandas e até uma banca de revistas onde eu conseguia o Mickey e o Pato Donald em portugues. O português falado em Cambridge não é fácil, as vezes o Cineman tinha que usar o seu não mais do que razoável ingles. Depois viajei pela costa em direção a New Hampshire e descobri Glocester, pronuncia-se Gloster, totalmente habitada por portugueses. Pescadores portugueses que se estabeleceram ali há muito tempo e que mantem com carinho suas tradições. Lembro tudo isto para falar de um filme que assisti ontem, Mystic Pizza. O nome no DVD é Tres Mulheres, Tres Amores. Fora um ou dois trabalhos na TV foi o primeiro filme de Julia Roberts. O filme é de 1988. Ninguem dava nada por ela, no mesmo ano ela ainda fez uma ponta num outro filme, este muito ruim - Sangue da Terra -junto com o irmão Eric Roberts. Dois anos depois - Uma Linda Mulher - e ninguem mais segurou a Julia. Em Mystic Pizza, Julia interpreta Dayse Araujo, que, como vocês já adivinharam, pelo nome e por tudo o que eu falei lá em cima, é uma descendente de portugueses. A Mystic Pizza é uma pizzaria dirigida pela sua mãe, cujas pizzas tem um tempero portugues maravilhoso que é segredo de estado. Só mamãe Araujo conhece. Dayse trabalha como garçonete junto com sua irmã Kat (Annabeth Gish) e sua amiga Jojo (Lily Taylor). As três amigas tem personalidades muito diferentes e se envolvem em situações amorosas bastante complicadas mas tudo tendendo à um final feliz bem de acordo com o estilo comédia romantica americana. A Mystic Pizza fica na cidade de Mystic em Connecticut, bem na área onde é grande a presença de portugueses. Temos direito até a canção do "bicho papão vem pegar" cantada em portugues pela Jojo.
Um sábado a tarde, sem maiores compromissos, só para se divertir um pouco e sem pensar muito - Mystic Pizza - Acho até que voces vão gostar.
Até a próxima postagem.

2 comentários:

PoPa disse...

Mystic Pizza? Pensei que estavas falando da decisão da Comissão de Ética da Administração Federal, que arquivou o processo contra Dilma e seu "suposto" dossiê!

Hugo disse...

Este pequeno filme tem um história interessante e um bom elenco antes da fama...com Julia Roberts, Lili Taylor e Vincent D'Onofrio.

Abraço