quarta-feira, novembro 14, 2007

GOSTOS & GOSTOS


Numa pesquisa feita nos Estados Unidos pelo Norman Lear Center e pela Zogby International eles concluiram que o gosto por cinema, artes e TV está igualmente polarizado e fortemente correlacionado com a posição política. Os pesquisadores fizeram primeiro uma série de questões procurando classificar o entrevistado em uma das três posições políticas definidas por eles: liberais, conservadores e moderados. Aqui se fossemos fazer pesquisa semelhante iriamos procurar pelos esquerdistas, direitistas e centristas, embora estas definições andem meio atrapalhadas ultimamente. Alguns parecem achar que é uma questão que tem mais a ver com a idade do que com qualquer outra coisa. Mas voltemos a pesquisa - Com uma margem de êrro muito pequena eles classificaram a população americana como sendo composta por 37% de conservadores, 39% de liberais e 24% de moderados. No mesmo questionário eles apresentaram questões sobre os gostos destas pessoas nos mais variados itens, cinema, TV, livros, esportes, video-games e so on. Os filmes de aventura e ação são a preferência dos conservadores que detestam os filmes de arte. Já os liberais tem uma grande preferência exatamente pelos filmes de arte, documentários e dramas. As diferenças são enormes. Por exemplo, 48% dos liberais apreciam filmes de arte contra apenas 17% dos conservadores. Já programas tipo Big Brother os liberais simplesmente não assistem.
Na música descobriram coisas muito interessantes, também. O gosto dos liberais é muito abrangente. Gostam de quase todos os generos musicais. Já os conservadores gostam apenas de gospel e country. Destestam música latina que é apreciada pelos liberais. Quanto ao cinemão - Os conservadores simplesmente não vão ao cinema enquanto os liberais são frequentadores assíduos. Nas populares séries de TV uma surpresa - uma das séries que eu mais gosto, House, é apreciada tanto pelos conservadores como pelos liberais. Enfim um ponto de contato.
Era isto. Até a próxima postagem
Se você quer conhecer as questões apresentadas na pesquisa e sua tabulação, clique aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Os personagens do Mágico de Oz representando a direita, o centro e a esquerda está ótimo.

PoPa disse...

O último episódio do House ficou muito bom, com aquela "bronca" que ele dá em Deus, quando a cubana rescussita! A tomada de cima ficou genial!

E eu fiquei meio perdido, não sabendo se sou liberal ou conservador: detesto Big Brother, não gosto de cinema arte e prefiro ação e comédias. Serei um conservador liberal?

E muito boa a sacada da imagem!

nedelande disse...

O House sempre é muito bom mas esta da bronca em Deus só não foi melhor do que a bronca do rei no Chaves, que é Deus para alguns. Quanto ao teste eu também fiquei perdido, acho que teriamos que criar um questionário um pouco diferente para o Brasil. Como eu anexei as perguntas que eles fizeram lá, não é dificil montar um questionário adaptado a nossa situação.

Anônimo disse...

Algumas perguntas mais próximas da nossa realidade:
1. Você é a favor das invasões ou ocupações de terra feitas pelo MST?

2.Você é a favor ou contra o CPMF?

3. Você gostaria que o Forum Social voltasse para Porto Alegre?