terça-feira, maio 15, 2007

ROCKY BALBOA


Lá pelos anos 60 e inicio de 70 deixei de ir ao cinema. Não porque eu tivesse deixado de gostar de ver um bom filme mas é que, saindo de Pelotas com sua variedade de bons cinemas, fui parar em Getulio Vargas, no Alto Uruguai, onde não tinha nenhum. A compensação era dada pelo trabalho altamente gratificante de extensionista rural da ASCAR, hoje EMATER, e, claro, pela excelente cerveja Serramalte bebida diretamente da fonte. A Serramalte fabricava uma cerveja especial para Getulio Vargas, chamada Pilsen, que não se encontrava em nenhum outro lugar. Depois fui para Lagoa Vermelha onde só existia o cinema itinerante do meu amigo do qual já falei neste blog e não tinha a Pilsen da Serramalte. Quando resolvi encerrar meu trabalho de troca de conhecimentos e experiências com os pequenos agricultores da região, troca esta, sem dúvida, altamente vantajosa para mim, vim para Porto Alegre. Já feliz possuidor de uma TV eu costumava assistir um programa de esportes (Conversa de Arquibancada?) que tinha um prefixo musical (ainda usam este termo?)que eu achava espetacular. Não conseguia descobrir o nome da música. Um dia, eu acho que na TV, ou em video eu assisti Rocky. Estava ali a música. E que filme. Rocky foi marcante. Até hoje, os turistas e até a gurizada da Filadélfia sobem correndo as escadas do Museu de Arte e jogam os braços em "V" para cima como fez Rocky no seu primeiro filme. Sylvester Stallone escreveu o roteiro do Rocky e o apresentou a diversos estúdios. Todos se interessavam mas Stallone, que na época só tinha feito um ou alguns filmes pornôs (Em VHS tinha - O Garanhão Italiano), exigia ser o artista principal, Rocky Balboa. Finalmente um estúdio aceitou e criou o monstro que inventou a continuação. O Rocky teve sequências até o quinto, piorando uma a uma. O Rambo original que é um excelente filme teve continuações até o terceiro, piores ainda que as continuações do Rocky. Tem um filme do Arnold, acho que Vingador do Futuro, onde num cartaz de cinema aparece o anúncio de Rocky 20 ou coisa parecida.
Pois, apesar das criticas unânimes arrasando com Rocky Balboa, eu gostei do filme. É uma verdadeira continuação do Rocky original, sem nada a ver com os outros. Rocky Balboa está velho e deprimido. Sua mulher, Adrian, morreu de cancer há bastante tempo e o passatempo de Rocky é ir todos os dias no cemitério conversar com ela. Existe um elemento interessante nesta visita diária - os americanos são bons nisso - ele guarda uma cadeira desmontável no alto de uma árvore ao lado do jazigo de Adrian. Isto mais do que qualquer outra coisa transmite a enormidade da tristeza e depressão de Rocky. Seu cunhado Paulie (Burt Young, participante em todos os Rocky) as vezes o acompanha mas tenta inutilmente trazer Rocky de volta à uma vida normal. O filho, Rocky Junior (Milo Ventimiglia de Heroes) vive uma vida aparte, perseguido em seu trabalho pela fama do velho lutador. Rocky possue um restaurante onde ele apenas conta estórias de seu passado no box, tira fotos junto com os clientes, dá autógrafos e só. O nome do restaurante é Adrian´s, claro. Nada vai mudar isto.
Engano. A televisão que não tem mais nada para inventar, num momento em que o box está péssimo, com um campeão, Mason "The Line" Dixon, que não encontra adversários (30 nocautes em 33 lutas, sem nenhuma derrota), resolve fazer uma luta computadorizada entre o atual campeão e Rocky. Utilizando os dados armazenados de cada um, o computador faz uma luta onde Rocky acaba ganhando. O público se agita com o "video-game" e os promotores de box sacam que uma luta de Mason Dixon com Rocky Balboa será um sucesso. Dai para convencer Rocky é um passo. E o herói, apesar dos seus 60 anos, mas em absoluta forma, resolve enfrentar o desafio. Esta é a estória básica de Rocky Balboa. As cenas da luta são magistrais. E o fim é muito bom.
Rocky Balboa tem um componente religioso que já tinha aparecido em Rocky. No primeiro filme é destacado um vitral religioso, em Rocky Balboa um padre lê alguns salmos antes da luta. Lembranças do primeiro filme: Rocky encontra Mary com quem ele tem um amor muito platônico, "-Você sabe, Adrian se foi, mas ainda não se foi". Mary é a litte Mary de Rocky, aquela garotinha que ele aconselha a evitar um caminho que a levaria a prostituição.
O filme é dirigido pelo próprio Sylvester Stallone com bastante competência.
Assistam o filme, principalmente quem gostou de Rocky. Stallone está perfeito como Rocky Balboa e em excelente forma, apesar dos seus 60 anos. Ah.. ia me esquecendo de minha campanha solitária. O DVD de Rocky Balboa é um lançamento da FOX que parece ser uma das empresas que se preocupa com o consumidor, o DVD não tem propagandas nem trailers.
Até a próxima postagem
TRAILER DE ROCKY BALBOA LEGENDADO

TRAILER DE ROCKY BALBOA EM TELA WIDE (Demora a carregar mas pode ser visto em toda a tela do monitor em alta definição, clique no retângulo a direita na base da tela)