domingo, maio 06, 2007

ENSINO E TREINAMENTO COM FILMES


Uma das coisas que temos procurado no Paris Cinema e Café é a identificação de filmes que possam ser utilizados como ferramenta de ensino. O filme, se bem utilizado, pode ser um elemento maravilhoso para transmitir uma idéia ou um conhecimento. A primeira vez que assisti este uso foi há bastante tempo, digamos anos setenta, onde em um treinamento de liderança (era a febre da época) foi utilizado o filme - Águias em Chamas (Twelve O´Clock High). É um filme de guerra, com Gregory Peck, que mostrava todos os tipos de liderança abordados pelo treinamento. A teoria deles baseava-se no peso relativo que o lider atribuia ao binômio tarefa/relacionamento. Eles criaram então os quatro quadrantes da liderança que apresento a seguir.

T

A

R

E

F

A

QUADRANTE I

RELACIONAMENTO BAIXO

TAREFA ALTO

QUADRANTE II

RELACIONAMENTO ALTO

TAREFA ALTA

QUADRANTE IV

RELACIONAMENTO BAIXO

TAREFA BAIXO

QUADRANTE III

RELACIONAMENTO ALTO

TAREFA BAIXO


R E L A C I O N A M E N T O


O quadro apresenta um vetor representando a tarefa e outro o relacionamento. Conforme se move para a direita ou para cima aumenta a intensidade do fator. Assim, por exemplo, no quadrante I nós temos um relacionamento baixo e uma tarefa alta. Este é o quadrante típico do sargento. A ordem é dada sem nenhuma preocupação com o que pensa o soldado ou o empregado. Faça isto e pronto. Já no Quadrante IV temos uma situação de alto comando. Baixa tarefa e baixo relacionamento. O presidente da empresa dá a ordem genérica e o administrador é que vai achar a forma de realiza-la e normalmente sem necessidade de construir nenhum relacionamento pessoal entre eles.
Em Aguias Em Chamas estas situações todas vão aparecendo aos poucos. O filme, dirigido por Henry King, apresenta o um grupo de aviadores americanos sediados em Archbury na Inglaterra em 1942. O batalhão é comandado pelo Coronel Davemport (Gary Merrill) que não vem tendo sucesso em suas missões. O relacionamento comandante/comandados é muito bom. Davemport é aceito e respeitado por todos seus comandados. Pelo nosso quadro acima está sendo praticado o Quadrante III, alto relacionamento e baixa tarefa. O comandante em chefe substitui Davemport pelo General Frank Savage (Gregory Peck), que chega e impõe linha durissima, muito diferente do que ocorria até então. Disciplina, trabalho duro e muito treinamento. Olhem lá no quadro -Quadrante I - Foco na tarefa, relacionamento zero. Os oficiais e aviadores reagem mas Frank Savage mantem sua linha de conduta. O resultado das missões começa a melhorar.
Além de ser um tratado sobre liderança quando se falava muito pouco nisto - o filme é de 1949 - Aguias em Chamas é um excelente filme.
Mas o objetivo desta postagem não é comentar o filme. O objetivo é deixar aqui a sugestão para que vocês utilizem o blog para sugerir filmes que possam ser utilizados em treinamentos, apresentar as experiências de vocês e possibilitar o inicio de um processo de troca que tenho certeza será muito rico.
Voltaremos ainda com este assunto.
Até a próxima postagem

Neste pedacinho de filme que vocês vão ver a seguir é claramente apresentada uma das teses do treinamento. O bom lider identifica a situação e passa a praticar o tipo de liderança requerido. Davemport está viajando no banco da frente do carro junto com seu sargento. Eles param, ele desce sozinho, amistosamente oferece um cigarro ao sargento, acende o cigarro do sargento, dá uma poucas tragadas no seu e diz "- Ok. Sargent". O sargento entende a ordem. Sai do carro, coisa que ele não havia feito antes, e abre a porta de tras, não mais a da frente, para Davemport. Davemport passou para o quadrante I. Vejam a sequência, mesmo estando sem legenda, é absolutamente clara.

3 comentários:

Prof Charles disse...

Um amigo meu, também professor, utilizou o filme O Gladiador de Ridley Scott, para mostrar uma situação de liderança pelo conhecimento de situação. É quando o gladiador está na arena com um bando de escravos. Ele então se apresenta rapidamente como ex-centurião romano e organiza-os como uma falange romana. Todos reconhecem sua competência e o seguem. Acabam derrotando seus adversários

selecao07 disse...

Olá

Meu nome é Dorys, eu gostaria de saber se algumém tem sugestão de filmes para os temas:

Planejamento
Execução (do que foi planejado)
Controle - Checagem
Ajustes - de acordo com a necessidade comparando ao que foi planejado

Eu sou de RH e estou preparando um treinamento, se alguém puder me ajudar, agradeço.

Abraço
Dorys
dromeiro@toro.com.br

CINEMAN disse...

Olá Dorys, eu te sugeriria o filme "11 Homens e um Segredo" ou uma de suas sequências (12 homens e outro segredo, etc...), onde tens muito bem apresentada a parte de planejamento (do roubo de um cassino), a Execução, o Controle apresentando as coisas que não estão ocorrendo como planejado e finalmente as Correções de rumo resultantes das situações não previstas apontadas pelo controle.