sexta-feira, janeiro 19, 2007

MORTADELO E SALAMINHO

Vocês já ouviram falar de Mortadelo e Salaminho? São dois personagens dos quadrinhos espanhóis que não são mais editados por aqui por que seus trinta e dois leitores não tornavam economicamente viável a publicação mensal da revista. Há pouco tempo foi lançado um filme com estes dois heróis, um DVD que provavelmente encalhou na distribuidora. Corria o boato que uma cópia havia sido vendida. É verdade. Eu comprei. Nem pensei em colocar na locadora e vi só até a metade. Porque eu comprei então? Porque o meu irmão, sei lá porque razões, é apaixonado por Mortadelo e Salaminho. Dei o filme de presente para ele. Nada mais justo que eu pedir-lhe um texto sobre estes intrépidos personagens. O texto está a seguir e de lambuja com uma citação sobre outro personagem magnífico - Groo, o Errante.

Mortadelo e Salaminho estão no mesmo nível de Groo, o Errante! O séquito de seguidores é sempre um pouco estranho, mas fiel ao longo dos tempos!
Mortadelo e Salaminho é um filme que tem um pouco de comédia pastelão, cujo único objetivo é o riso fácil, através de situações inusitadas - e até impossíveis. Pode parecer estranho mas, no meu entender, é um filme inteligente, com um humor de várias tonalidades. É um humor fácil, pelas situações inusitadas que os personagens se metem, mas tem também humor sutil em cada cena.
Não é preciso que se tenha lido qualquer dos gibis do Mortadelo e Salaminho, para que se goste do filme, embora isto possa explicar muitas das piadas. Mortadelo é um especialista em disfarces, que é capaz de transformar-se em um elefante ou um bebê em um piscar de olhos. Salaminho é um azarado agente, que sempre apanha no lugar de Mortadelo. A agência de espionagem que eles trabalham, tem o nome de T.I.A., que parodia a CIA e a "UNCLE" (Napoleón Solo e Illya Kuryakim, para os que não lembram), ao mesmo tempo. O professor Bactério é uma espécie de "Q" (o inventor que auxilia 007) da T.I.A., mas que - obviamente - não faz nada que funcione corretamente, para azar de nossos intrépidos agentes secretos.
Como no gibi, há piadas "escondidas" durante todo o filme. Talvez assistindo umas três vezes, se consegue acompanhar o ritmo do filme!
Mas tenha cuidado! Se assistir, você pode ficar fã de Mortadelo e Salaminho (Mortadelo y Filemón) e pode ser difícil explicar este tipo de gosto para outras pessoas... Veja o site, que também vale muito a pena a visita:
http://www.mortadeloyfilemon.com/
Infelizmente, minha coleção de Mortadelo e Salaminho não sobreviveu aos três pestinhas que se criaram aqui em casa, mas um irmão caridoso, sabedor de minha paixão por estes personagens, me deu um DVD do filme e uma VHS de um desenho animado. Fantástico!

2 comentários:

nedelande disse...

Este comentário me obriga a encontrar uma outra cópia do Mortadelo e Salaminho para ver até o final e para colocar no Paris Cinema e Café porque vai haver demanda.

Carlos Silva disse...

Se assinar uma declaração em cartório que nada vai acontecer com minha cópia, posso emprestá-la por algum (pouco) tempo!

Já pensou se os outros 31 são de Porto Alegre???