sábado, dezembro 16, 2006
SALÁRIOS DOS DEPUTADOS
Hoje li a noticia de uma dona de casa que, num momento de intensa revolta com o aumento de salário que os deputados se auto concederam, amarrou um cartaz de protesto ao corpo e foi bater panela na frente do prédio da Fazenda, em Porto Alegre. Se fosse na Argentina ela não estaria sozinha no seu protesto. O que é que nos leva a tanta acomodação? Porque não estamos todos na rua batendo panela ou jogando ovos no primeiro deputado que nos aparecer pela frente? Foi um ano de escandalos que desmoralizaram a democracia. Nunca ficou tão escancarada a podridão do Senado e da Câmara dos Deputados e ao final ninguem foi punido e muitos foram reeleitos por nós. Onde está a indignação? Este aumento auto concedido de quase 100% nos salários dos legisladores é o coroamento deste ano de mensalões, sanguesugas e outros que tais, lastreado certamente na certeza que o povo não tem mais capacidade de revolta. Lembro um filme que vi de Frank Capra cujo título em português é o terrivel A Mulher Faz o Homem, e em inglês Mr Smith Goes to Washington, onde já em 1936 mostrava a corrupção no congresso americano e a reação de um interiorano, Mr Smith, interpretado por James Stewart que é eleito e, apesar de sua matutice, começa a agir contra tudo e contra todos. Ao final, como todo filme americano que se preza, principalmente daquela época, prevalecem os grandes valores da honestidade, democracia etc.. O nosso filme cultuado dos valores nacionais é ... Macunaima.
Vejam ou revejam A Mulher Faz o Homem disponível em DVD ou VHS no Paris Cinema e Café e aguardem um pouquinho por Macunaíma em DVD.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns para esta dona de casa, que ainda tem fôlego para isto. Não consigo imaginar muita gente indignada neste país de vales-esmolas e outras baixarias populistas. Não acreditava que isto poderia acontecer no século 21 e já temo por nossa democracia. Com o Comandante morto, Chaves poderá querer transformar a AL em uma grande Cuba. Quem duvida? Pelo visto, não vamos ter muita reclamação...
Postar um comentário