terça-feira, dezembro 12, 2006

BOX DO PAUL NEWMAN



Tem cenas em filmes que são inesquecíveis. O passeio de bicicleta do Paul Newman com Katharine Ross em Butch Cassidy e Sundance Kid é um deles. Quando fez este filme com Robert Redford, Paul Newman já era um astro. Agora saiu em DVD um box do Paul Newman com tres filmes, entre os quais o segundo filme do ator - Marcado pela Sarjeta que é baseado na vida do campeão de meios pesados Rocky Graziano. O filme é um dos melhores filmes de box já feitos e um filme que mostra, pela trajetória de Rocky Graziano, de um jovem delinquente até tornar-se o campeão mundial, que Alguem lá em cima realmente gostava dele (titulo em ingles Somebody Up There Likes Me com mensagem positiva bem diferente do negativo titulo brasileiro). E Alguem lá em cima também gostava de Paul Newman pois para atuar neste filme, que o lançou no estrelato, foram necessários alguns eventos. O mais significante e mais trágico foi a morte de James Dean que era para quem estava destinado o papel de Rocky Graziano. Detalhes: quem prestar atenção, logo no inicio do filme, vai ver entre os jovens marginais amigos de Rocky, um ator que viria a se tornar famoso, Steve McQueen, numa ponta que nem mereceu créditos. Para os mais antigos o filme tem também Pier Angeli.
O box traz também os dois filmes policiais baseados no personagem Lew Archer de Ross Mcdonald que Paul Newman interpretou. São dois ótimos policiais feitos com nove anos de diferença entre eles. Quando fez o primeiro Paul Newman estava na fase do H, onde achava que os filmes que lhe traziam sucesso tinham que começar com a letra H. O nome do personagem do Ross Mcdonald era Archer, simples, troque-se para Harper e satisfaça-se a superstição de Paul Newman.
Os filmes estão colocados separados para locação no Paris Cinema e Café, mas quem quiser ver os tres juntos, eu fiz isso, vai curtir um ótimo fim de semana.

Nenhum comentário: