domingo, maio 29, 2011

VENDAVAL DE PAIXÕES - 06/2007

Este é outro post antigo sobre um filme muito interessante - Vendaval de Paixões - Reap the Wild Wind.

VENDAVAL DE PAIXÕES

Semana passada fui ao supermercado Big renovar a minha adega. Por alguma razão que eu ainda não entendi os caixas do Big são terríveis. A gente perde um tempo imenso na fila de espera. Mas os preços dos vinhos estão ótimos e valem o sacrificio. É como diz a ministra: "- Relax and enjoy". Seguindo o conselho da Marta ao pé da letra fui dar uma olhada nos DVDs. O Big está com caixas de DVDs espalhadas por toda a loja por R$ 9,90. É dificil encontrar alguma coisa interessante mas, para quem aprecia filmes antigos, a busca pode ser gratificante. Desta vez encontrei um filme com John Wayne e Susan Hayward que não havia saido nem em VHS nem em DVD - Vendaval de Paixões. O filme é dirigido por Cecil B. DeMille e os atores principais são Ray Milland e Paulette Goddard. John Wayne e Susan eram apenas coadjuvantes mas no relançamento do filme, lá pelos anos cinquenta, John já era John Wayne e Susan já era Susan Hayward e os nomes em destaque nos cartazes, claro, eram os deles. Só para citar um fato semelhante, a primeira vez que vi Vera Cruz era um filme de Gary Cooper e Burt Lancaster, nem aparecia o nome de uma coadjuvante muito bonita mas desconhecida - Sara Montiel. Sara virou Sarita e fez La Violetera . Na próxima vez que vi Vera Cruz o cartaz na frente do Teatro Guarany só tinha um nome em destaque - Sarita Montiel.
Voltando ao Vendaval. Em 1840 a comunicação entre os estados do sul e os do norte, nos Estados Unidos, era feita principalmente pelo mar. Na Florida era comum ocorrerem grandes naufrágios nos recifes da região de Key West. Como existia uma lei que premiava quem resgatasse as cargas com 50% do seu valor formou-se uma verdadeira frota de barcos com este objetivo naquela região. E, dentro do bom espirito americano, em feroz competição. Loxi (Paulette Goddard) é a capitã de um destes barcos. Apesar de estar no negócio de cargas, ela é a mocinha do filme, e então tem também uma preocupação muito grande em salvar não só as cargas mas os naufragos, para os quais, já dentro do espirito de um capitalismo ainda embrionário, não há recompensa nenhuma. Claro que a tentação é grande e o dono de um destes barcos de resgate, King Cutler (Raymond Massey), ajuda na ocorrência de alguns naufrágios. Nestes ele é sempre o primeiro a chegar. Existem insinuações percorrendo as mesas do bar do porto de Key West: "- Parece que ele sabe quando e onde vai ocorrer um naufrágio".


O primeiro naufrágio que ocorre no filme é o do Jubilee, um barco a velas comandado por Jack Stuart (John Wayne). O barco resgate de Cutler é o primeiro a chegar e reinvindica toda a carga. Loxi chega em seguida e procura recolher os naufrágos. Jack está desacordado e Loxi o salva, levando-o para sua casa. Os dois se apaixonam, claro. Jack confidencia a Loxi que com o naufrágio perdeu sua chance de alcançar seu sonho, comandar o primeiro navio a vapor da companhia Devereaux, o Southern Cross. Loxi, heroina apaixonada, parte para Charleston, na Carolina do Sul, para tentar convencer Stephen Tolliver (Ray Milland), segundo em comando da Devereaux, a dar o comando do Southern Cross para Jack. Stephen se apaixona por Loxi. Está formado o conhecido triângulo amoroso. Muitas confusões. Um mal entendido leva Jack para o lado negro da força no momento em que ele ganha o comando do Southern Cross. A primeira viagem é de Cuba para os Estados Unidos. Ai uma das cenas mais interessantes. Tolliver está na Bolsa de Mercadorias quando vê os preços de alguns produtos começarem a ter variações inexplicáveis. Imediatamente ele saca que são exatamente os produtos que estão sendo transportados pelo Southern Cross. "-Alguem sabe que o navio vai naufragar" conclui Tolliver. Quer dizer que Cutler era um pirata moderno. Alem de ficar com 50% da carga ainda jogava na bolsa, e com inside information. Depois temos um juri onde o capitão Jack Stuart é acusado pelo naufrágio. Uma testemunha levanta a hipótese que alguem possa ter morrido no naufrágio, a prima de Loxi que estava em Cuba, Drusilla Alson (Susan Hayward). A acusação passaria para assassinato culposo. Num desafio Jack e Tolliver mergulham e emfrentam uma lula gigantesca, que por sinal deu o Oscar de efeitos especiais para o filme. Jack se redime e abandona o dark side.
Resumindo.. Eu gostei muito. Você pode alugar ou comprar o filme praticamente pelo mesmo preço. Programa indicado para domingo a tarde com muita pipoca.
Inclui abaixo um pedacinho do filme generosamente cedido pelo Youtube.
Até a próxima postagem.

Nenhum comentário: