segunda-feira, maio 09, 2011

FALCÃO E O GRE-NAL

Acho que nunca falei em futebol aqui no blog a não ser para comentar um ou dois dos poucos filmes sobre este esporte. Sinto-me obrigado a fazer alguns comentários frente ao que tenho lido nos jornais da terra. Primeiro, não cabe culpa ao Renan, como está escrito por ai, por nenhum dos golos que tomou. Pelo contrário, Renan é responsável direto por ter evitado pelo menos um golo vivo. Não acredito que os golos se devam, também, a deficiência técnica dos zagueiros. Não acho, também, como achou Falcão, que um dos golos tenha sido devido à ensinamentos antigos do Celso Roth. Achei até que houve um pouco de falta de ética de um cara que todos sabemos ser extremamente elegante neste aspecto.
Então o que houve? O Gremio é melhor?
De forma nenhuma. O time do Grêmio é bastante fraco e perde em qualquer comparação com os atletas do Inter. Nei, o queimado lateral do Inter, é muito superior a Gilson, por exemplo.
O problema foi de estratégia de jogo. O problema foi e é o Falcão. Pouca gente ou nenhuma está dizendo isto.
A tal compactação, defendida pelo Falcão, produz uma descompactação terrível entre o goleiro e a linha de zagueiros. Deste vazio se aproveitou o Grêmio para fazer dois golos e perder outros dois.
Não estou dizendo que o Falcão é um mau técnico. Estou dizendo que ele tentou mudar completamente a forma de jogar de um time sem ter tempo para isto. Qualquer administrador sabe que indo para uma nova função de gerência deve manter a forma de trabalhar existente e, aos poucos, ir fazendo as modificações que achar necessárias. No futebol não é diferente. A mudança radical introduzida pelo Falcão foi feita de forma errada e produziu os resultados óbvios.
A pergunta para justificar esta colocação é bem simples. Celso Roth teria perdido o Gre-Nal?
Falcão tem uma semana para tomar as decisões que podem dar o título ao Internacional. Para isto ele tem que entender o que aconteceu. Não cabe culpar jogadores nem fazer modificações totais no time. Basta restabelecer a forma de jogar que o time estava acostumado com Celso Roth, com um pouco mais de ofensividade.
Era isto.

3 comentários:

MICHEL disse...

Meu caro amigo, parabens pela postagem, mesmo eu sendo um gremista concordo em relação ao inter estar com um time melhor, e concordo com a forma como colocaste sobre o técnico, como sempre seus comentários são de inteligencia lógica e otimista. Um abraço

nedelande disse...

Muito grato Michel. Infelizmente parece que o Falcão não concorda e vai apenas substituir um zagueiro e o goleiro o que, obviamente, não vai resolver. Possivelmente na segunda eu tenha que te cumprimentar pelo campeonato gaúcho. Um abraço.

nedelande disse...

Boas noticias do Beira Rio. Parece que o Falcão entendeu que o problema estava no esquema de jogo e não nos jogadores. Somando-se a confiança do Grêmio as possibilidades passaram a ser muito boas.