terça-feira, abril 05, 2011

BOLSONARO, CAFÉ AQUARIO E JURASSIC PARK

Estavamos novamente, os três mosqueteiros, Cineman, Economista Acidental e eu, numa mesa do Café Aquario (nome verdadeiro do café embora os atuais donos insistam em chamar de "Aquarius") discutindo a entrevista do deputado Bolsonaro no CQC. Eu estava mergulhado em algumas lembranças que o local me trazia quando voltei de repente à conversa. O Cineman:
"- ...em Hollywood o nosso herói das matinés já dormia com o Gary Grant enquanto aqui ainda não existia esta história de ativo e passivo. O homossexual não formava casal, era um solitário. Imaginem o drama deste cara, repudiado pela sociedade, tendo como única saida prostituir a garotada. Literalmente. Grana por sexo. Creio que ai está a origem da homofobia."
Entrei na conversa
"- Não sei se vocês sabem que foi ai por cinqüenta que a gozação com Pelotas foi mais pesada. A Farroupilha tinha um programa de esportes ao meio dia onde a apelação era diária. Resultado: Pelotas, apesar.. não, por causa da fama, se tornou a cidade mais homofóbica da época. A barra ficou tão pesada que um dia apareceu por aqui um travesti, possivelmente de Porto Alegre, desfilou uma ida e uma volta aqui na frente do café, na próxima ida já passou perseguido por uma multidão enfurecida. Tomou uma camaçada de pau e se a brigada não chega a coisa poderia ter sido muito pior. Possivelmente apanhou mais um pouco da brigada e foi jogado no primerio ônibus de volta para Porto Alegre."

O Cineman:
"- Este era o espirito da época. Já disse que boa parte da homofobia de hoje tem esta origem. Todos eramos homofóbicos. Era cruzar por uma praça a noite ou entrar num banheiro público e já tinha um cara tentando dar uma cantada. Não dava, não é? Depois a coisa mudou. Não sei até que ponto foi influência americana, ou simples caminho natural."
O Economista Acidental resolveu entrar na conversa:
"- Ordem natural das coisas. A natureza encontra seus caminhos, não é Cineman? O formato de homossexualidade que existia só levava a marginalidade e isolamento, não tinha futuro. As pessoas agem sempre no seu melhor interesse e os gays acabaram construindo uma solução sustentável. Se o pessoal mais antigo examinar sob este ponto de vista pode entender sua homofobia e, entendendo, pode até passar a agir de outra forma"
Cineman:
"A natureza encontra sua formas é do primeiro Jurassic Park. Os engenheiros genéticos programaram os DNAs para originarem apenas dinossauros machos, o que mereceu aquela resposta do especialista na Teoria do Caos."
Economista Acidental:
"Indo ao exagero, quem sabe este notável crescimento da população gay não seja mais uma reação da natureza, na busca da preservação do planeta?"
Conheço o Economista e sei que nesta linha a história iria longe. Entrei de novo na conversa, com um finalizante:
"- Pô Economista, vamos deixar esta para outro dia.
Randolph Scott e Gary Grant

2 comentários:

PoPa disse...

O PoPa acredita que, atualmente, a homofobia está sob controle na sociedade brasileira. O que acontece, com uma certa frequência, é o repúdio à promiscuidade, que é o que Bolsonaro salientou naquela fatídica entrevista. Ele falou que existem gays nas FFAA, mas que ninguém se importa com isso, desde que eles sejam discretos. Casais homossexuais monógamos, costumam ser como casais, digamos, "normais". O que a sociedade não gosta e não quer assistir, são eventos como os que acontecem aos finais de semana ali pela Olaria. Quem gosta? Reclamar daquela situação é ser homofóbico ou, simplesmente, civilizado?

Anônimo disse...

Boa sacada.