sábado, julho 26, 2008

PASSEIOS


O Cineman estava passeando pelo Paris Cinema e Café quando foi abordado por um casal. É o meu objetivo. Eu fico passeando como quem não quer nada para ver se alguém me ataca para falar sobre cinema. Eles estavam interessados em filmes que mostrassem alguma coisa de filosofia oriental. Ficamos na frente da prateleira dos filmes orientais e fui apresentando alguns dos que mais gosto. Um dos primeiros que apresentei foi BOM DIA do diretor japonês Yasugiro Ozu. Infelizmente só foram lançados dois filmes de Ozu no Brasil - o outro é PAI E FILHA. Bom Dia não é um dos seus melhores filmes mas mostra com muita fidelidade a vida do homem comum no Japão. Ozu foi a referência de diretores japoneses mais famosos no Ocidente, como Akira Kurosawa. O estilo de filmagem de Ozu foi seguido por Jim Jarmush, principalmente nos seus primeiros filmes. Outro que apresentei logo em seguida e que acho genial - BALZAC E A COSTUREIRINHA CHINESA. A história acontece durante a revolução cultural (?) de Mao Tse Tung ou como eles preferem - A Grande Revolução Cultural Proletária. A famosa Guarda Vermelha, formada por trabalhadores, estudantes, militares e, claro, militantes do partido desencadeou o processo sob os olhares de Mao. Em principio um dos objetivos era enfraquecer ou acabar com a intelectualidade, que lá, era considerada uma ameaça as idéias "revolucionárias". Simplificando a turma das universidades era mandada para o campo para ver como viviam os verdadeiros comunistas - algo assim. Balzac, apesar de velho, devia ser entendido como um escritor burguês e portanto altamente prejudicial à revolução cultural. Um apaixonado por Balzac leva uma sacola com os livros proibidos e introduz a chinesinha do título na literatura proibida. Infelizmente eu estava com outro compromisso e tive que sair. Da porta vi que eles estavam levando alguns filmes, não sei se os que recomendei.

Bom domingo e até a próxima postagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já fui vitima de um destes passeios do Cineman pela locadora. Resultou que levei o único filme que saiu até hoje do inigualável Hopalong Cassidy.