sábado, fevereiro 24, 2007

UM CARA QUASE PERFEITO (Man About Town)

Este foi um filme que comprei sem utilizar um dos meus famosos processos de seleção. Como ele foi lançado diretamente em DVD não existem críticas feitas pelos meus eternos gurus. Mas é um filme dirigido por Mike Binder, que fez A Outra Face da Raiva, com Joan Allen e Kevin Kostner, e que foi um filme que eu gostei. Tem também um belo grupo de atores, inclusive o próprio Mike e uma participação especial de John Cleese, que sempre é bem vinda.
Jack Giamoro (Ben Affleck) é o sócio de uma agência de roteiristas ou criadores de programas para televisão. Aparentemente aquele famoso mar de rosas, empresa de sucesso, rico e poderoso, casado e apaixonado pela maravilhosa ex-modelo Nina Giamoro (Rebecca Rojijn). Mas Jack enfrenta problemas existenciais. Quando, no inicio do filme, ele procura definir a mulher, apenas consegue dizer que ela nada muito bem. Recusando fazer análise ele acaba participando de um curso de auto ajuda, ministrado pelo renomado Dr. Primkin (John Cleese), que consiste em orientar seus alunos a produzir um diário, mas um diário honesto. Jack diz que frequenta o curso para entender o ponto de vista de seus clientes escritores mas, é claro que ele não está seguindo a primeira recomendação do mestre Primkin. Ai tudo acontece ao mesmo tempo. Jack descobre que sua mulher está tendo um caso com o seu melhor cliente. Seu diário, que conta a forma fraudulenta como eles criaram a empresa, é roubado, e cai nas mãos de uma jornalista free-lancer que está decidida a publicar tudo. Os dilemas: perdoar a mulher e encerrar o contrato com o melhor cliente ou manter o cliente e mandar a mulher embora? A votação unânime dos sócios é óbvia. E a de Jack? E quanto ao diário? Parece ser simples. A jornalista é na realidade uma roteirista que havia encaminhado alguns trabalhos para a firma de Jack e que eles não tiveram nem o trabalho de ler. Aparentemente sua pequena chantagem é ser reconhecida como roteirista de futuro e ser aceita como cliente da firma de Jack. Os sócios estão prontos a aceitá-la é claro, mas e Jack?
O filme tem um conjunto de boas cenas. O teste da mulher de um cliente, representada por Amber Valletta, reprisando a famosa cena de cruzada de pernas de Sharon Stone em Instinto Selvagem, é ótima. A risada de Amber é sensacional. Anotem o nome desta menina. John Cleese como o Dr Primkin é genial, como sempre. As cenas de Jack com seu pai num aquário, isto mesmo, num aquário, são emocionantes. Uma cena em especial me lembrou uma situação que eu participei há pouco tempo atrás. Um dia eu volto ao meu antigo trabalho para conversar com um colega e de repente entra na sala um personagem saido direto de uma academia de ginástica. Parou tudo. Apenas meu amigo, por gentileza certamente, continuou conversando comigo. Estava começando a hora de ginástica laboral. Por sorte não existiam clientes porque estou convencido que seriam colocados na espera. Pois no filme Jack é um maníaco por técnicas de administração exóticas. As que estiverem na moda, evidentemente. No período em que se desenrola a ação, Jack e todos os seus companheiros de diretoria, obrigados por ele, participam de aulas de karate. Parece que já fizeram alpinismo, Yoga e outras atividades que levariam, teoricamente, à integração do grupo. Num confronto com um grupo de chineses eles tem oportunidade de apresentar todos os seus conhecimentos da coreografia do karate. Os chineses, no entanto, fazem uma coreografia muito mais elaborada que leva Jack, num momento de decisão, a decretar o comando "abort" seguido de uma fuga frenética por Chinatown.
Com excessão do jornal O Globo que colocou seu bonequinho batendo palmas, todos os críticos deverão queimar o filme. Eu gostei. Minha mulher, que viu comigo, gostou. Recomendo para quem quer um passatempo leve com alguns toques de seriedade.
Ate a próxima postagem.

Informações do DVD:
Região: 4
Formato: Widescreen
Idioma: Inglês e Português
Legenda: Português e Inglês.
Data de Lançamento: 23/02/2007
Informações Especiais: Menu Interativo; Seleção De Cenas; Extras com entrevistas do diretor e atores.
TRAILER DE UM CARA QUASE PERFEITO

Nenhum comentário: