terça-feira, dezembro 26, 2006

OS DEZ MAIS - II

SÃO PAULO S.A.
Continuando com nossa lista eu estava pensando em colocar um filme nacional mesmo que não estivesse entre os dez mais. Mas São Paulo S.A. merece a inclusão tanto pela qualidade como pela lenda. É inexplicável que um filme como São Paulo S.A. não tivesse saido em VHS e demorado tanto tempo para sair em DVD. Está entre os que eu comprei tão logo saiu e levei direto para casa para ver. Já comentei este filme aqui no Blog e vocês encontram comentários de muito mais qualidade feitos pelos nossos críticos de cinema, entre os quais destaco o comentário do Merten no Estadão. Sem dúvida o lançamento de São Paulo S.A. em DVD foi um dos destaques de 2006. São Paulo S.A. mostra um Brasil saindo da economia quase que exclusivamente agrícola e entrando na fase de industrialização e com todos os desacertos e a forma quase caótica com que o Juscelino quis crescer 50 anos em 5. Podemos ter uma série de críticas a forma em que isto foi feito - o endividamento do Brasil, a entrada das multinacionais sem os devidos controles, a corrupção aberta da construção de Brasilia - mas era o que Juscelino tinha prometido e era um tempo em que muitos políticos cumpriam o que prometiam, ou pelo menos procuravam cumprir. Alguma relação com a época atual? Acabo de ouvir a apresentação da nova forma de gestão do Rio Grande do Sul. - Sem comentários.

ELSA E FRED
Já que coloquei um filme nacional resolvi colocar um argentino, pelo menos uma co-produção argentina/espanha. Foi uma escolha mais dificil do que o filme nacional porque o cinema argentino apresentou um conjunto de filmes muito bons em 2006. Elsa e Fred é um filme que me agradou muito. É uma estória simples sobre um casal de idosos que se encontram e, apesar de personalidades completamente diferentes, e até por isto, vivem um belo caso de amor. Elsa e Fred, da minha lista um filme que eu não tenho medo de recomendar para todos vocês.Ouçam o comentário falado.

Nenhum comentário: