segunda-feira, setembro 16, 2013

O ANALISTA de JOHN KATZEMBACK

Tenho lido alguns livros ultimamente mas nenhum me deu vontade de compartilhar com vocês. Sabe, aquela vontade que a gente tem quando encontra algo realmente muito bom e quer imediatamente dividir com os outros. Aconteceu agora com O Analista, do jornalista e escritor John Katzembach. Na minha já proverbial ignorância eu não conhecia o Sr. Katzembach. Depois é que descobri que já havia visto um filme baseado em um livro seu - A Guerra de Hart, com Bruce Willis e Colin Ferrel. Não foi um filme que eu gostei muito apesar da história ser bem interessante.
O Analista me surpreendeu. É um suspense daqueles de começar a ler e varar a madrugada. Frederick Starks, o personagem principal, é um psicanalista de Nova York, freudiano, que no dia de seu aniversário recebe uma carta - "Feliz aniversário de cinquenta e três anos, doutor. Bem vindo ao primeiro dia de sua morte"
Supostamente o Dr. Starks causou um grande mal para o remetente da carta, e ele quer pagar em dobro. A ameaça é simples, se o Dr Starks não se suicidar em 15 dias, todos os seus parentes irão ser mortos, um de cada vez. Mas Mr. Rumplestiltskin, o misterioso autor da carta, oferece uma alternativa ao Dr. Starks, descobrir quem ele é antes da data fatal. A vida do Dr. Starks vira um inferno. Uma acusação de abuso sexual contra uma cliente, o desaparecimento misterioso de todas as suas aplicações financeiras, cancelamento de cartões, destruição do seu consultório. Inferno na terra. E uma mulher nua - Virgilio, aparece em seu consultório com esta mensagem - Ela como o velho poeta, pretende guiar o Dr. Starks para o inferno.
O livro é da editora Novo Século e numa faixa educada de preços - R$ 39,00. A edição americana é de 2002 mas só foi publicado no Brasil este ano.

Nenhum comentário: