sábado, março 31, 2018

O MECANISMO

Aviso de spoiler
O Economista Acidental chegou atrasado ao nosso encontro. O Cineman e eu já estavamos conversando há uns quinze minutos.
- Li no The Guardian desta semana, eu recebo diariamente o The Guardian, edição digital gratuita é claro, e tem um artigo que diz que a etiqueta inglesa mudou. Nada mais de chegar pontualmente. No mínimo 15 minutos depois da hora marcada, disse o EA na chegada.
- Nossa etiqueta já permite isso há muito tempo, disse, mas perdestes nossa conversa sobre o The Walking Dead
- Está muito ruim, não é? Os roteiristas se perderam total
- O que eu estava falando, disse o Cineman, é que eles fizeram umas invenções, fora dos quadrinhos, que não deram certo. Já aconteceu antes e eles se recuperaram, vamos ver.
- E o Mecanismo, vocês já viram, perguntou o EA
O Cineman e eu assentimos.
- Olha, até que eu vejo algumas semelhanças com o The Walking Dead, disse o Cineman, na forma narrativa eu quero dizer. Como vocês estão carecas de saber, os zumbis são apenas um pano de fundo, um cenário, a mesma coisa no Mecanismo, os empreiteiros, os politicos, são o pano de fundo para contar a história do Rufo e da Verena que são os personagens centrais. Vocês notaram que os personagens que identificamos são os do mal, empreiteiros, funcionário de estatais e políticos. Uma exceção é o juiz Moro. E a história mesmo é desenvolvida com os personagens ficticios, embora existam referências muito leves com personagens reais.
- O doleiro que representa o Youssef é uma exceção também. Apesar de ser um personagem real bem identificado e do lado bandido, os roteiristas colocaram ele na trama central. Tem uma história dele com o Rufo e com a mulher do Rufo que é importante, arrisquei
- É verdade, parece até que houve um caso amoroso no passado que deixa o Rufo doido.
- Este Rufo é um personagem completamente louco. Ele não está nem ai para a corrupção geral, o negócio dele é fuder o doleiro, que por sinal acho que é disparado o melhor da série. Aliás puta falta de profissionalismo do Rufo. E aquela narração dele de filme noir, não está fácil. Vocês sabem que sou meio surdo, tive que apelar para as legendas, falei imitando o sussurro do Rufo .
- Deixa eu comentar uma coisa com vocês sobre as críticas que o pessoal está fazendo. A Dilma parece até que quer entrar com uma ação na justiça contra o uso daquela frase do Jucá, de estancar a sangria, que a série atribuiu ao Lula, o personagem que representa o Lula, falou o EA, mas no geral a série parece ser interessante para o PT.
- É a velha tese que todos são iguais, que sempre existiu roubo, que o cara que fura fila é a mesma coisa, falou o Cineman.
- O tal do mecanismo que o Rufo descobre, numa das passagens mais infantis da série, quando o cara da companhia de esgoto dá o cartão do seu João, o cara que resolve tudo, é muito descarada. Nada com um plano de manutenção do poder, simplesmente a velha corrupção do Ademar de Barros, Maluf e companhia, comentou o EA
- A velha esperteza da esquerda, falei, pelo menos por enquanto é o que está parecendo. Eles atacam a série como sendo contra o Lula e a Janete e enquanto isto vai sendo vendida a teoria que não houve um grande esquema de conquista e manutenção ad eternum do poder, com bilhões de dólares indo para os partidos e para o bolso, mas apenas a velha corrupção. Os grandes culpados são as empreiteiras que subornam os  diretores de estatais, que não tem nada a ver com o presidente ou presidenta que os indicaram.
- Acho que temos que aguardar a segunda temporada, disse o Cineman, mas acho que o Padilha vai continuar botando a culpa no mecanismo. Mas vamos pedir mais uma cerveja que eu já estou com a garganta seca.

Concordamos todos.
-

2 comentários:

nedelande disse...

O David Coimbra em sua crônica de hoje na ZH, chega mais ou menos as mesmas conclusões do Economista Acidental e aborda mais alguns pontos que achamos interessantes. O Cineman concorda com o David principalmente no crítica ao cuidado que o Padilha teve em não utilizar o linguajar típico do Lula e da Dilma, que são um material cinematográfico muito bom.

PoPa disse...

Já foi anunciada a segunda temporada. Espero que dê tempo para colocar esta baderna da dita greve dos caminhoneiros na trama. E seria muito bom ver um Lula e uma Dilma falando como eles mesmos. Seria bem complicado para os atores, mas que seria bom, seria.