domingo, maio 10, 2015

SOBRE A ESCRITA - STEPHEN KING

A escola brasileira hoje é imbatível na produção de analfabetos. Cada vez se lê menos. Por outro lado existe muita gente querendo escrever. Os cursos ou oficinas de escrita estão cheios de pessoas querendo varinhas mágicas para escrever suas histórias.
Hoje eu tenho uma dica, que não é mágica, para essa turma - Sobre a Escrita - um livro antigo de Stephen King que acabou de ser reeditado.
Já vi todos os filmes baseados em contos de Stephen King, mas não havia lido nada até agora.
Iniciei a leitura na livraria, como faço sempre, e após vinte páginas decidi comprar o livro.
É uma mistura das experiências de vida de King, de como ele começou a escrever,  o alcoolismo, o atropelamento por um motorista irresponsável. Depois, um conjunto de princípio que podem ajudar muito quem deseja escrever. No mínimo vai poupar alguns reais de quem está cogitando uma oficina de escrita.
O mestre do terror encontrou espaço numa das poucas notas de roda pé para deixar uma mensagem subliminar. O motorista que o atropelou e quase matou, reincidente em acidentes de carro, foi condenado a apenas 12 meses de prisão e liberto em seguida. A nota de King: "Pouco antes da primeira publicação deste livro, a possibilidade de Bryan Smith dirigir qualquer veículo se acabou. Em setembro de 2000, ele foi encontrado morto no pequeno trailer em que morava, no oeste do Maine. Smith tinha 43 anos. Enquanto escrevo este texto, a causa da morte permanece indeterminada" 
Vale a pena. A crítica do Wall Street Journal, é - Um clássico incomparável.
Algumas dicas

Nenhum comentário: