domingo, abril 26, 2015

AINDA NOSSA CULTURA OU O QUE RESTOU DELA

Continuando com a minha leitura do Nossa Cultura, Ou o Que Restou Dela, vou encontrando cada vez coisas mais interessantes. No ensaio - How to Read a Society - Dalrymple conta as viagens que fez á Russia, ou, em suas palavras, to the other side of the looking glass. Ele conta que usou como referência um livro de um aristocrata francês, Marquis de Custine, escrito em 1843, com o título - La Russie en 1839. Este livro é importante porque analisou a sociedade russa a partir da psicologia dos seus habitantes. O livro de Custine é uma análise do efeito de um regime político e suas instituições sobre o caráter e o modo de pensar e agir de sua população. Ainda era a época do Czarismo. O Czar podia mais que Deus, pois Deus escreve apenas o futuro e o Czar reescrevia o passado. Este poder do Czar foi adotado plenamente pelo comunismo, onde a cada novo ditador que assumia, os feitos do anterior eram eliminados da história. Num grau menor, eu diria suburbano, é o que fazem os pequenos comunistas de hoje. "Nunca dantes neste país" é uma frase bem conhecida de "reescrevinhamento" do passado. Custine conta a passagem de uma festa anual no palácio de Peterhof. Os convidados chegavam ao palácio, vindos de Saint Petersburg, por barco. Um dos barcos afundou, morrendo todos os passageiros e tripulação. Na festa, nenhum comentário sobre o naufrágio. Porque na Russia czarista qualquer tragédia, ou mesmo pequena inconveniência, era assunto de estado. "Mentir é proteger a ordem social, falar a verdade é destruir o Estado". Alguma semelhança?
Custine conclui que o comunismo foi uma sequência lógica do czarismo e que sem o totalitarismo vigente na época dos czares o comunismo não teria sobrevivido.
No mesmo capítulo Dalrymple chama outra obra, desta vez Alex de Tocqueville, usando o mesmo sistema de analisar a psicologia do povo, mas desta vez em visitas a Inglaterra e aos Estados Unidos. Enquanto Custine estudos os efeitos do despotismo, Tocqueville analisou os efeitos da liberdade politica e igualdade.
Ok? tudo de bom então no sistema de liberdade política e igualitarismo? Ai é que entra a análise de Dalrymple e acaba contrariando tudo isso ai.  Mas isto eu vou deixar para vocês lerem no próprio Dalrymple.

Nenhum comentário: