segunda-feira, outubro 03, 2011

JOHN VERDON e HARLAN COBEN


A fila de livros aguardando leitura está cada vez maior na prateleira de entrada. Fiz o Caminho de Santiago nas quase mil páginas de Tormenta de Espadas. Três tentativas e três desistências no aclamado Sangue Errante. James Ellroy e suas teorias da conspiração acho que não fecham comigo. Mas consegui chegar, até agora, na página 250. Faltam só 700. Mas parei... por enquanto. Tem um em inglês de Jo Nesbo, The Redbreast, que estou ansioso para ler. Já falei que gostei muito dos dois que li, A Estrela do Diabo e Nemesis. A Feast of Crows do George Martin é outro que está na fila. Acho que a edição em português vai demorar um pouco. Não vai dar para aguardar. Mas acho que vou esperar um pouco porque ainda estou digerindo a Tormenta de Espadas. Um de Daniel Silva que saiu agora - The Rembrandt Affair. Acho que promete. Gosto muito do mix de espião israelita e restaurador de pinturas, Gabriel Allon, personagem principal de Daniel Silva. Outro que promete é The Burning Wire, de Jeffery Deaver (Colecionador de Ossos) e seu Lincoln Rhyme. Vamos ver o que meu córtex vai decidir.
Mas acabei de ler dois livros de dois autores muito interessantes. Harlan Coben é conhecido. Diversos livros publicados em português e presente nas prateleiras mais visíveis das livrarias. Li Quando Ela Se Foi - Long Lost. É leitura fácil. O problema é que ficou me parecendo fácil demais. Os diálogos são meio debilóides as vezes. As situações idem. Os personagens, amigos do herói, Myron Bolitar, idem. Lembra muito o estilo de Richard Prather, do Shell Scott. Mas incrivelmente a história deslancha e o final é muito, mas muito interessante. Resumindo acho que dá para tentar mais alguns livros do Harlan Coben.
Mas o Eu Sei o Que Você Está Pensando de John Verdon, foi uma bela surpresa. O livro é muito bom do inicio ao fim. Lembra demais os policiais antigos que propunham aqueles enigmas incríveis, Ellery Queen foi um dos melhores. Começa com um.. enigma, é claro. Alguém recebe uma carta com uma estranha mensagem - "Eu sei tudo sobre você. Pense um número de um a mil e eu vou saber o número que você pensou. Está escrito no envelope fechado que está junto com a mensagem." O destinatário da mensagem pensa o número 658. Abre o envelope e o número ali escrito é o 658. Dai começa a se desenvolver toda a trama que é muito boa. Não percam este. No entorno de R$ 30,00.

Nenhum comentário: