sábado, outubro 15, 2011

BONECAS RUSSAS - AGOSTO DE 2007

Esta é uma postagem de 2007 de um filme pouco conhecido, representante do novo cinema francês e que gostei muito. Cedric usou a imagem das bonecas russas, aquelas que vem umas dentro das outras, para simbolizar as mulheres que se sucediam na vida do personagem, parecendo que ao fim de um amor já surge outro. Mas eu acho que esta imagem cabe muito bem ao atual e corrupto momento que passamos. A imprensa (Veja?) denuncia um ministro por corrupção, o ministro pede demissão ou é demitido e imediatamente, na edição da semana,  já temos novo escândalo, de outro ministro. Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e agora Orlando Silva (Esportes) que inclusive já havia mostrado suas garrinhas ao influenciar a FIFA em desclassificar o Rio Grande do Sul para a Copa das Confederações. Bem, ai vai então as Bonecas Russas até que alguém, não patrocinado pela Petrobrás, faça as Bonecas Brasileiras.

BONECAS RUSSAS
Fui traido pelo título nacional. Imaginava um filme sobre beldades russas mas a alusão é realmente às conhecidas bonecas russas em forma de ovo (matryoshka), aquelas que aparecem umas dentro das outras, numa sucessão que nunca se sabe quando vai terminar. O escritor e diretor Cédric Klapisch, usou esta figura para mostrar as indecisões de seu personagem, na crise dos 30 anos, quanto aos seus amores. Como ele vai saber qual será a mulher da sua vida. Ao final de cada romance é uma boneca que ele abre e acha outra boneca, outro romance. Qual será a última? O filme é uma continuação, com os mesmos personagens, de outro filme de Klapisch que vocês gostaram muito, O Albergue Espanhol. Cenas lindissimas de Paris e Londres com os truques visuais de edição que Klapisch já havia utilizado em Albergue Espanhol. Uma dica excelente para quem usa Lap Top em viagens. Viajando entre Paris e Londres, Londres e Paris, naquele trem velocissimo que passa debaixo do Canal da Mancha, Xavier (Romain Duris), o personagem principal, encerra-se no banheiro para carregar seu Lap Top na tomada para barbeador elétrico. Infelizmente não podemos praticar isto no Brasil da aviação aérea incompetente e das estradas esburacadas. Outra cena interessante para nós gauchos é que lá pelas tantas a ex-namorada de Xavier, Martine (Audrey Tautou) deixa a sua filhinha com ele por que vai participar do Forum Social em Porto Alegre. "-Precisamos combater a globalização".
Assistam este filme. Vale a pena. Mensagens positivas são sempre bem vindas e é muito bom ver o cinema frances voltar a ativa com estes jovens diretores.
Até a próxima postagem.

Nenhum comentário: