sábado, agosto 13, 2011

MALDITO FUTEBOL CLUBE - THE DAMNED UNITED

Tem filmes que colocam uns nomes que arrepiam. Como é que eu vou ver um filme chamado Maldito Futebol Clube? O nome original em inglês, The Damned United, já tem outro sentido. O fato é que hoje vi o filme e é muito bom. É a história real daquele que é considerado o maior treinador de futebol inglês - Brian Clough e principalmente sua doentia rivalidade com outro treinador, Don Revie, lendário treinador do Leeds United.
Lembrei o Falcão e sua frustrada experiência como treinador do Colorado. Brian tinha tirado o Derby County da segunda divisão e o levado ao campeonato inglês. Don Revie é convocado para dirigir a seleção da Inglaterra e deixa o Leeds. Quem é chamado para seu lugar? Brian Clough. Acontece que Brian era um crítico severo da forma de jogar do Leeds, do seu treinador e dos jogadores. O futebol inglês era durissimo, desleal até, e o Leeds era o representante máximo desta forma de jogar. Brian era um adepto do futebol arte. Tentou colocar isto na cabeça dos brucutus que dirigia. Claro que não conseguiu. Três ou quatro maus resultados, visivelmente sabotado por seus liderados, e foi demitido.
Para os instrutores que gostam de usar filmes em sala de aula, este filme é um excelente material.
Acho que o filme não chamou a atenção da maioria de vocês quando foi lançado. Aceitem minha dica e vejam agora. Não vão se arrepender. Coloquei uma cópia no Paris Cinema e Café.

Um comentário:

nedelande disse...

Brian Clough ficou 44 dias como treinador do Leeds United, Falcão ficou 3 meses. Ambos queriam um futebol alegre. Ambos auto-confiantes, o que alguns interpretam como arrogância ou vaidade.