domingo, julho 31, 2011

DE ONDE VÊM AS BOAS IDÉIAS

Mais um passeio pela Livraria Saraiva do Barra Shopping. Basta descer o morro e estou no Barra. Passou a ser o meu predileto. E tem a FNAC e a Saraiva, e o IPLACE para novidades do MAC. Levei para leitura no café o último do Scott Turow - O INOCENTE e aquela lá do título, de Steven Johnson. Não ouvi falar nada deste último mas o autor eu conhecia do sensacional O MAPA FANTASMA.
O MAPA FANTASMA conta a história de uma violenta epidemia de cólera que aconteceu na Londres Vitoriana. O primeiro capítulo descreve como funcionava uma cidade de 2,5 milhões de habitantes em 1850 e a importância dos catadores de lixo. Cem mil catadores. E com castas. No topo da pirâmide, os limpadores de fossa, altamente especializados e com equipes de trabalho bem estruturadas. Um "homem-corda", um "homem-buraco" e dois "homens-tonéis" formavam uma equipe com as tarefas de acordo com os nomes. O trabalho destes catadores era fundamental para a cidade. Sem eles, uma grande cidade como Londres, não existiria. Hoje falamos em reciclagem como grande novidade. Na Londres Vitoriana, reciclagem era o nome do jogo. A agricultura dependia destes catadores, sim, os dejetos da população eram usados como adubo. E este adubo permitia maiores colheitas que por sua vez permitiam cidades densamente povoadas. A alimentação era o grande limitador. Depois dos catadores de fossas, vinham os catadores de ossos, junta-trapos, lameiros, cata-velas, cata-bagulhos e outras especializações, todos com grande importância na viabilização da metrópole. Este primeiro capítulo já vale o livro.
Depois entramos na história do mapa. O surto de cólera que se abateu sobre Londres em 1854 e o trabalho de verdadeiros detetives que realizaram o padre Henry Whitehead e o médico John Snow, inicialmente em separado para depois se juntarem e chegarem à espetacular conclusão que revolucionou o sanitarismo.
O paradigma da época era a teoria do miasma que colocava a responsabilidade pela transmissão de doenças sobre o ar contaminado. John Snow duvidava desta teoria e passou a estudar a água como um possível e mais provável contaminador. Foi ridicularizado. O padre Henry Whitehead viu alguma lógica na proposta de Snow, publicada em jornais locais, e quando sua comunidade começou a ser arrasada por um surto de cólera, aliou-se a Snow levando informações preciosas sobre seus paroquianos. A partir dai montou-se o mapa fantasma. Precisa localização de quem morreu no surto de cólera e quando morreu, permitiu a montagem, cronológica e espacial, do mapa fantasma. Este trabalho descrito em minucias no livro - uma velhinha que morava muito longe apareceu no mapa fantasma, mas graças as informações que tinha o padre Whitehead, descobriu-se que seus filhos levavan-lhe sempre a água de um determinado poço - leva a descoberta do paciente zero e daí a descoberta do verdadeira contaminador. Brilhante e imperdível leitura.
Voltando.
Com este cadastro, sem muita leitura prévia comprei o De Onde Vêm as Boas Idéias.
É igualmente brilhante.
Em suma a proposta de Johnson é que as grandes descobertas e inovações não resultam de talentos individuais ou de mentes superiores trabalhando isoladamente. As grandes invenções dependem mais de ambientes propícios ao seu florescimento.
Um dos conceitos interessantes que ele apresenta é o do "possível adjacente". As descobertas tem um caminho, não há saltos. Ele apresenta o exemplo de uma sala com quatro portas, cada uma das portas dá para outra sala, o possível adjacente, que por sua vez nos apresenta mais três portas, novos possíveis adjacentes, e assim por diante.
E, ai um conceito incrível, este é o caminho da evolução das espécies, também. Desde a formação da primeira célula, até o cérebro do homem. Não há saltos.
E, mais incrivel ainda, é o caminho das cidades. As cidades se comportam como organismos vivos e com seus possíveis adjacentes. Johnson avança estabelecendo o conceito que nas grandes cidades a possibilidade de descobertas e avanços é muito superior a das pequenas comunidades. Dai salta para a internet, o ambiente de universidade etc..
Grande livro também, recomendo.
Os preços estão muito bons, no entorno de R$ 40,00.
E não menos importante. E esta a gurizada vai gostar. Johnson é um defensor dos video games, internet e redes sociais, como os principais fatores que permitiram um grande crescimento do QI médio nos últimos tempos.
Até outra postagem.

Esta a entrevista de Johnson no Roda Viva onde fala especificamente de video games.

Nenhum comentário: