segunda-feira, julho 04, 2011

AS VACAS GAUCHAS E O EFEITO ESTUFA



Fiz uma nota no FACEBOOK sobre uma noticia que saiu na ZH da semana passada. A nota é esta:

Na ZH de hoje: Consultoria Francesa contratada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, diz que o campo gera 67,7 % (não sei porque não é 67,8 ou 67,6) dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Dizem eles que 33,4 % (de novo a exatidão) vem da pecuária. É sabido que as vacas francesas, criadas em confinamento, produzem uma quantidade considerável de gases, mas não sei que peidometro os franceses utilizaram para concluir que as vacas gaúchas, alimentadas saudavelmente em pastagens, produzem este gás todo. Mais uma balela aplicada pela Europa, com o consenso dos babacas locais, para brecar a produção agrária

Depois recebi alguns comentários diretamente no Facebook e mais outro tanto por e-mail, todos encarando a noticia da mesma forma brincalhona que eu, com exceção de um, o e-mail do Economista Acidental.(Ele é avesso ao Facebook, Orkut e que tais)
Segundo o Economista Acidental a SEMA e a esquerda em geral, mais uma vez embarcaram na conversa da esperta esquerda e da mais esperta ainda direita francesa. A Europa, e principalmente a França não tem a mínima condição de competir com a agricultura brasileira e ficam inventando barreiras técnicas - direito deles que nós temos que enfrentar - e outras alternativas mais descaradas. Uma das primeiras que eles nos aprontaram foi com o Joseph Bovè, aquela criador de ovelhas francês que apareceu por aqui, e abafou, no Forum Social Mundial.
Junto com o MST atacou plantações de soja transgênico em território brasileiro. Hoje isto não se discute mais, não existe mais soja não transgênico, nem nas raras plantações do MST, nem nas ridículas plantações da França.
Agora vem esta noticia da importância da agricultura gaúcha no efeito estufa. Qual a solução que eles vão apontar? Reduzir nossa área plantada? Reduzir nossa produtividade? Quero ver eles fazerem uma proposta desta nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: