quarta-feira, dezembro 27, 2006

OS DEZ MAIS - V


SOLDADO ANÔNIMO
Um dos filmes de minha cabeceira, ou primeira prateleira, é Blade Runner. Por sinal um dos CDs da mesma prateleira é a trilha sonora de Blade Runner. Pois em Soldado Anônimo tem uma cena que me lembrou muito Blade Runner. A cena é aquela em que o lider dos andróides, interpretado por Rutger Hauer, está morrendo no topo do prédio ao lado do caçador de androides, papel de Harrison Ford. Ele conta o que eles viram no espaço, estrelas morrendo em explosões fantásticas, planetas se formando, cenas que nenhum ser humano jamais viu ou verá. Pois em Soldado Anônimo, o personagem principal, Anthony Swofford junto ao Sgt. Sykes observam, a noite, os campos de petróleo pegando fogo no meio do deserto. A visão é impressionante. Estão encharcados de petróleo e sentados no meio do petróleo. Mesmo naquela paisagem a conversa é absolutamente banal sobre o emprego que o Sgt Sykes teria com o irmão dele se não estivesse na guerra. Bom carro, boa casa etc... Mas ai ele completa: - Mas aonde eu iria ver uma coisa como esta?
Soldado Anônimo é baseado no livro de Anthony Swofford relatando sua experiência na primeira Guerra do Golfo. O personagem principal do filme, como já falei, é Anthony Swoffords interpretado por Jake Gyllenhaal, um dos cowboys de Brokeback Mountain. Uma idéia que o filme passa é que os soldados são muito jovens e agindo como jovens, eles estão ali para matar e ficam insatisfeitos porque não há ação. Outra cena impressionante, é quando o soldado Troy, já com o inimigo na mira de seu rifle, recebe a contraordem para não atirar. Ele se desespera. É como se a vida perdesse o sentido para ele.
Acho que é um filme que nem todos vocês viram. Não apareceu em nenhuma lista que eu conheço. Mas vejam, é um dos melhores filmes de guerra - ou não guerra - dos últimos tempos.
TRAILER DE JARHEAD

2 comentários:

Carlos Silva disse...

Se eu fizesse uma lista dos melhores filmes que já vi, Blade Runner estaria em uma das primeiras colocações. E o CD está no meu carro...

Carlos Silva disse...

ok, isto pode ser (e provavelmente é) uma grande heresia para um cinéfilo, mas um dos filmes que eu colocaria na minha lista, é OSCAR, com Stalone. O cara pode ser um ator péssimo, mas aquele filme, que teve uma crítica severa e uma bilheteria muito pequena, para mim, foi pura diversão. Mas, para quem curtiu demais Mortadelo e Salaminho, não deve ser uma recomendação muito adequada... :)