sábado, novembro 26, 2016

AQUARIUS

Como todo filme brasileiro que se preze, Aquarius não tem roteiro. Os franceses tinham a fama de fazerem filmes com inicio, meio e fim, não necessariamente nesta ordem. Nós aperfeiçoamos.
As criticas sobre o filme são todas ótimas. Não consigo concordar com elas, mas se a maioria achou excelente, eu devo estar errado é claro. O filme tem duas horas e 40 minutos. Um curta metragem contaria toda a história. Talvez seja este o meu defeito, eu gosto de histórias e histórias que não tenham um fim ridículo como o de Aquarius.
A Sonia Braga, reconheço, está muito bem. Carrega o filme e talvez seja a responsável por quem conseguiu aguentar todos os 160 minutos do filme.
O diretor recorreu à um recurso antigo, o da chanchada. Bota uma música a rolar e deixa passar o tempo. Pensei que não se fazia mais isto, mas foi muito elogiado pela crítica.
No NOW por 9,90 (lembrem-se, tem que ver em um dia), em DVD por 39,90 (não façam isso) ou no POCORN de graça.
Sem dúvida é um case para a Lei Rouanet, aliás para a Lei do Audiovisual, que autorizou R$ 2,9 milhões para captação junto aos de sempre. Infelizmente para os produtores, Dilma caiu 13 dias após esta aprovação. Consequentemente mudaram as diretorias de BNDES, PETROBRAS e outros mecenas deste tipo de cinema nacional.

Nenhum comentário: